top of page
Buscar

A COMPARAÇÃO

A COMPARAÇÃO

O dilema da riqueza e da “pobreza”!


TEXTO: Marcos 10:17-21, 28-30


INTRODUÇÃO


O ditado diz: “ Galinha que anda com pato, morre afogado”

Ou seja Galinha não foi feita para nadar, mas quando a galinha mesmo que seja uma ave, acha que pode ser um pato, se compara! - ela cai em perigo.


O ERRO DE SAUL


1 Samuel 17:38-39

Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.


SEU ERRO FOI A COMPARAÇÃO!

( Hoje muitos de nós caímos nesse erro)


FALAREMOS DISSO MAIS NA FRENTE…


DESENVOLVIMENTO


PARA ENTENDERMOS SOBRE O DILEMA DA PROSPERIDADE. (Riqueza vs Pobreza)


VAMOS A MARCOS CAPÍTULO 10:


1.  O ENGANO DAS RIQUEZAS!


A. Não supre os anseios mais profundos

B. Nós deixa incompletos (falte-te uma coisa)


O que faltava para ele era se desprender do amor aos bens. Mamon precisava ser destronado do seu coração


C. VAI E VOLTA. ( Resolva e me segue)

D. A TRISTEZA PELO PREÇO


Entristecendo-se:

significa: “chocado” ou “horrorizado”. O efeito da ordem de Jesus deve ter ficado visível no rosto do jovem. Em vez de seguir a Jesus(V.21), foi embora, escolhendo suas grandes posses em vez de Cristo. Ele é um exemplo do efeito dos espinhos da parábola do semeador!


Marcos 4:19

mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.


O dinheiro representava seu orgulho pelas suas realizações e pelo seu esforço.

Ironicamente, sua atitude o tornava incapaz de obedecer ao primeiro mandamento, de não permitir que nada fosse mais importante que Deus (Êx 20.3). Ele não poderia satisfazer a única exigência que Jesus fez - entregar todo o seu coração e toda a sua vida a Deus. O homem tinha ido a Jesus perguntando a si mesmo o que poderia fazer, e partiu enxergando o que era incapaz de fazer. Que barreiras estão impe dindo que você entregue sua vida a Cristo?


este episódio nos mostra que não devemos permitir que nossos bens ou nosso dinheiro nos impeçam de seguir Jesus.

Devemos remover todas as barreiras para servi-lo de uma forma completa. E se Jesus lhe perguntasse: Você pode abrir mão da sua casa? Do seu carro? Do seu nível de renda? Da sua posição na escada das promoções em sua carreira profissional? Sua reação deve mostrar sua atitude em relação ao dinheiro - será que ele é seu servo ou seu senhor?


2.  UM GRANDE INVESTIMENTO


Marcos 10:28

Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos.


Pedro e os apóstolos e os demais que seguiam a Jesus investiram suas vidas, seu tempo, desfizeram-se dos seu barcos, de alguns amigos e familiares, cortaram as pontes com o passado e agora depositaram toda sua vida e tudo pra Jesus!


A. Abraão investiu seu filho

B. Caim investiu sua melhor oferta.

C. Isaque investiu suas melhores sementes na crise.

C. O Garoto investiu seu lanche.


2 Coríntios 12:15

Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?


D. Investimos recursos que não são nossos.


Mateus 25:14-16

A parábola dos talentos

Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco.


Aquele jovem Rico achava que as riquezas que Deus lhe tinha conferido (talvez através de herança) eram suas e ele tinha conquista (Dt 8:18) - Salmo 24.1




3- A COMPENSAÇÃO PROMETIDA.


compensar

Equilibrar; balancear o efeito de uma coisa com outra; anular a perda com o ganho; neutralizar o mal com o bem: as qualidades compensavam os defeitos; a qualidade compensava o preço


A. A BENÇÃO CENTUPLICADA.

(Cem vezes mais) - abrange “neste tempo” e no mundo vindouro!


B. Seguir a Jesus não protege do sofrimento, mas a recompensa inclui a vida eterna. - O rico importante buscava isso (v.17), mas se afastou (V.22)


C. A bênção centuplicada não está a disposição de qualquer um. Pertence a todos os que se mostram dispostos a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar e desistir de casas, propriedades e família, se necessário, por amor de Cristo e do evangelho.


Essa bênção não é uma recompensa que receberemos um dia, quando chegarmos ao céu. Ela é para o 'TEMPO PRESENTE" (v. 30).


D. Aqueles que abrem mão da vida e se dedicam totalmente à obra de Deus e à promulgação do evangelho por intermédio de suas ofertas podem ESPERAR RECEBER CEM VEZES MAIS EM RETORNO!


abundância — CEM VEZES MAIS, para ser exato

— em casas, propriedades, mães, pais, irmãos, irmãs e filhos.


É simplesmente impossível dar a Deus mais do que recebemos! Essa é a colheita que podemos esperar conseguir ainda nesta terra.


E. No entanto, existe um detalhe crucial com relação à bênção centuplicada, que a maioria dos cristãos não percebe. Cristo afirmou que ela viria ainda nesta vida, mas à custa de perseguições.


Da mesma forma em que podemos contar com as bênçãos de Deus em nossa vida, as perseguições virão também. Paulo disse: "Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2Tm 3.12). Cristo também disse aos discípulos que esperassem perseguições. Ele declarou: "Se me perseguiram, também perseguirão vocês" (Jo 15.20).


F. A forma que lidamos com o material define o espiritual.


Lucas 16:11-13

Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza? Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.


CONCLUSÃO

De um lado o jovem rico, de outro Pedro.

A riqueza vs a “pobreza “


MUITAS VEZES CAÍMOS NO ERRO DE COMPARAR NOSSAS VIDAS, (todas as áreas) - MAS PARTICULARMENTE NOSSA VIDA FINANCEIRA COM A DE OUTRAS PESSOAS , E FICAMOS DESCONTENTES, DESANIMADOS E AMARGURADOS COM A VIDA E COM DEUS.


Salmos 73:1-4

O problema da prosperidade dos maus

Salmo de Asafe

Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos. Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.


COMO PODEMOS SUPERAR O VÍCIO DA COMPARAÇÃO?


  1. AS RIQUEZAS SÃO ENGANOSAS!

  2.   INVISTA SUA VIDA TOTALMENTE EM JESUS.

  3.   RECEBA A COMPENSAÇÃO PROMETIDA.


NÃO SE COMPARE MAS SIGA A JESUS QUE ELE TEM O MELHOR PARA VOCÊ!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page