top of page
Buscar

CONHEÇA A DEUS INTIMAMENTE

1 Crônicas 28:9

Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.


INTRODUÇÃO:

Comemorar o dia do nosso nascimento é sempre especial. Mas existem datas que são bem mais especiais que outras. E você debutante, hoje está vivendo uma das mais bonitas que é o seu Rito de Passagem. Ou seja, seus 15 anos de vida ou até 21! Esta data marcará a transição da passagem da infância para a sua adolescência.

 

1 – esta é a fase da descoberta de sua própria identidade, uma maneira diferente de ver a vida, porém requer muitos cuidados. É um período mágico; porém, nele florescem as responsabilidades.


  • Lobo frontal segundo pesquisas que é responsável por decisões acertadas está em formação até os 30 anos mais ou menos.


Hoje é um dia especial na vida de cada  jovem que está aqui e seus amigos e familiares.


O Número 15 na Bíblia e seu Significado

Você sabia que 15 é o número da atividade da graça divina e descanso!


  • 1. A arca de Noé subiu 15 côvados acima dos montes (Gênesis 7:20)

Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.”

  • 2. Os judeus de Susã fizeram do dia 15 do mês de “Adar” (mês 12), “dia de banquetes e de alegria” em comemoração de seu livramento do decreto maligno de Hamã (Ester 9:18)


  • 3. A atividade da graça divina se revelou na vida de Ezequias lhe acrescentando 15 anos de vida (2 Reis 20:6)


  • 4. A festa dos pães ázimos do Senhor era no dia 15 do primeiro mês (Levítico 23:6)


  • 5. A festa dos tabernáculos ao Senhor era no dia 15 do sétimo mês (Levítico 23:34)


O 15º dia de Nisan, que é o primeiro mês hebraico, é na realidade o dia de descanso para todos os cristãos e também para as crianças de Israel. Para essas crianças, este dia foi na realidade o resto da época da colheita que foi longo e difícil. Também, o 15º dia do 7º mês do calendário hebraico é considerado como o dia de descanso.


Esses são alguns textos sobre o significado do número 15 e o que representa na Bíblia.


DESENVOLVIMENTO


1- APROVEITE SUA JUVENTUDE


Eclesiastes 11:9

A mocidade

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.


2- MAS LEMBRE-SE DE QUEM?


Eclesiastes 12:1

A velhice

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer;


1 – Vale a pena nesta idade da vida não se esquecer de Deus.

B – Deus está interessado nos jovens e convida-os a fazerem seus amigos. Mediante Seu livro lhes diz: “Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade”.


2 – Mas em geral a tendência dos jovens é deixar Deus para mais tarde, e alguns nunca se lembram dEle.


Ilustração: E Depois?

Um professor conversava com um rapaz que havia concluído o Ensino Médio.

E agora, o que você vai fazer? – Perguntou.

- Vou tentar o vestibular – respondeu o aluno.

- E depois? – interrogou o professor.

- Vou cursar medicina.

- E depois? – Continuava o professor insistir na mesma pergunta que não queria calar.

- Após concluir meu curso, fazer o doutorado?

- E depois? - insistia o professor.

- Quero ser um médico famoso e pretendo ganhar muito dinheiro na minha profissão.

- E depois?

- Vou construir a minha mansão.

- E depois?

- Vou me casar.

- E depois?

- Quero ter muitos filhos.

- E depois?

- Vou me aposentar e viver a vida tranquila, numa mansão à beira mar ao lado da esposa, dos filhos e dos netos.

- E depois?

- Depois, eu, eu... eu acho que vou morrer.

- E depois que você morrer? - perguntou o professor pela última vez.

- Depois eu, eu... Ah, eu não sei!...

Esse rapaz havia sonhado com as coisas materiais e passado por este mundo pensando apenas na vida presente. E depois?


LEMBAR AQUI NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE UMA RECORDAÇÃO VAGA! Mas MANTER UMA VIDA DE CONHECER E TER INTIMIDADE COM DEUS.


SALOMÃO ESTÁ FALANDO PORQUE RECEBEU ESSE CONSELHO DE SEU PAI DAVI QUANDO AINDA ERA UM JOVEM RAPAZ! ( 1 Crônicas 28:9)


1- CONHECE O DEUS DE TEU PAI.


O encargo que Davi deu a Salomão foi que conhecesse a Deus, servisse a Ele e o buscasse "com um coração perfeito e com uma alma voluntária". (1) Conhecer a Deus significa ter conhecimento prático da sua pessoa e dos seus caminhos e permanecer em profunda comunhão com Ele e com sua Palavra (ver Jo 17:3 nota; cf. 15.4 nota). (2) Buscar a Deus significa desejar a sua graça, o poder do seu reino e a retidão de tal maneira, que oramos continuamente, pedindo sua presença ativa em nossa vida e buscando diligentemente fazer a sua vontade.


3- CONSELHOS PARA CONHECER MAIS A DEUS:


1.1-  Jovens debutantes, não vale a pena trocar a comunhão com Deus por prazeres efêmeros, ou seja, passageiros. Eles só lhes trarão desilusões. Viveremos apenas algumas décadas, mas a eternidade é para sempre.

1.2- Jovens debutantes, priorize a intimidade com Deus. A intimidade com Deus te levará a decisões acertadas e te poupará de sofrimentos. Tenha sempre momentos a sós com o seu Deus. A oração e leitura da bíblia serão como as asas de um avião que mantêm o equilíbrio e propiciam voos altos.

1.3- Jovens debutantes, tenha sempre um coração grato. Não se esqueça de nenhum dos benefícios de Deus, que te são concedidos até por mãos estranhas. A gratidão é sentimento raro e nobre, ela mantém o coração alegre e sensível.

1.4-  Jovens debutantes, cultive a a honra. Honre sempre a Deus, seus pais e autoridades que estão sobre suas vidas. ( esse é o primeiro mandamento com promessas)

1.5-  Jovens debutantes, aprenda a ouvir. Todos querem falar, ninguém quer ouvir. O futuro pertence aos que se dispõe a ouvir.

1.6- Busque conhecimento. Estudar e buscar conhecimento são essenciais. Mas, ter saúde emocional, para lidar com as diferenças é o grande salto para o futuro.

1.7-  Fuja das ocasiões tentadoras. Saiba admitir sua fraqueza e não pague para ver sua capacidade de enfrentar os perigos, tanto morais como espirituais; pois, esses podem gerar graves ou irreversíveis consequências para a sua vida e para a vida da sua família.

1.8-         Não acredite em atalho, normalmente os atalhos nos fazem perder e nos colocam em apuros. Caminhe pelo caminho correto, ainda que esse seja longo.


Oração:

Senhor Deus e Pai,

Neste momento, queremos Te agradecer por muitas bênçãos que temos recebido das Tuas bondosas mãos. Queremos Te agradecer também por estas jovens que hoje estão comemorando sua festa de debutante. Peço que o Senhor venha abençoa-las a fim de que elas  continuem crescendo não apenas física, mas também moral e espiritualmente, sendo fiel a Ti todos os dias da sua vida. E QUE CONHEÇAM O SENHOR MAIS INTIMAMENTE. Nós tudo Te pedimos em nome de Jesus. Amém!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page