top of page
Buscar

O PODER DO EQUILÍBRIO

O PODER DO EQUILÍBRIO

16 Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo? 17 Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo? (Eclesiastes 7:16-17).


Introdução

Romanos 7:19-23

Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.


Desenvolvimento

Equilíbrio: é a mesma coisa que domínio próprio, significa: posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios - Força que age de maneira igual entre duas ou mais coisas (ou pessoas).

Salomão o rei mais sábio que existiu, em sua sabedoria, experiência e velhice escreveu eclesiastes, no capítulo 7 – é um texto difícil de entender – mas revela algo poderoso – O PODER DO EQUILÍBIO. ( Não sejas excessivamente, demasiadamente sábio, Não seja demasiadamente ímpio. O que ele está dizendo é para ter CUIDADO COM OS EXCESSOS E DESCONTROLE – Tudo em excesso faz mal! O sal é bom, mas excesso, ninguém come.


O QUE É O DOMÍNIO PRÓPRIO.

Domínio Próprio - a define como: “a virtude de alguém que domina seus desejos e paixões, especialmente seus apetites sensuais.” : “Onde subsiste esta virtude, a tentação pode ter pouca influência.” (VMC)


1- ONDE PERDEMOS O DOMÍNIO E O EQUILÍBRIO?


Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".Gênesis 1:26


O homem perdeu esse domínio, hoje a humanidade depois da queda vive pressa em seus apetites, fora de controle.

  • Controlado por uma folha.

  • Controlado por objetos

  •  Pensamentos negativos.

  • Controlado até por animais.


O maior problema do homem ter pedido O DOMÍNIO é o “Ego” a idolatria do Eu. Querer fazer apenas a suas vontades e desejos.

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. (Pv 25:28).


Quem não tem domínio próprio é vulnerável aos ataques do inimigo”.


MUITOS HOJE ESTÃO:

A- sem domínios dos apetites. (Glutonaria)

B- sem domínio dos impulsos sexuais. (vício em sexo, pornografia)

C- Sem domínio Financeiro. (dinheiro é emocional)

d- Sem domínio das emoções (depressão, ansiedade, tristeza, raiva, ódio, rejeição, desejo de suicídio, etc)

Muitos não conseguem ter equilíbrio entre estudar, lazer, família, igreja, ministério. Usam as redes sociais sem moderação e viciantemente”.


Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. (Gênesis 3:6)


Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. (Gênesis 3:7)

Veja que todo o desequilíbrio e domínio foi perdido quando o homem pecou – Ele passou a ser dominado em vez de dominar 

– AQUILO QUE VOCÊ NÃO VENCE, VENCE VOCÊ. O QUE VOCÊ NÃO DOMINA, TE DOMINARÁ.


2- NÃO SEJA UM ESCRAVO DAS SUAS VONTADES

Observe que Eva foi atraída pelos seus sentidos físicos:

Visão, audição, paladar, tato! Perceba que Eva caiu por causa de comida! Davi caiu por causa dos olhos. É simples eles estavam n a dimensão do natural!

“Cuidado com seus apetites descontrolados e mais ainda em querer satisfazê-los”.


20 Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, 21 porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. 1 Coríntios 11:20-21

Lucas 4

1) Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,

2) onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.

3) O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão".

4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ".

O diabo não queria matar a fome de Jesus, não acha? Não, não! O que ele queria era fazer Jesus olhar para sua necessidade (comida ), e pecar obedecendo ao diabo.


Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14


QUANDO SE SATISFAZ UMA NECESSIDADE NOSSA FORA DO PROPÓSITO DE DEUS ISSO SE TORNA UM PECADO ESCRAVIZANTE.


16) Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

17) Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. (Romanos 6:16-17)


3 – ENTREGUE O CONTROLE PARA NÃO SER CONTROLADO.


Esse assunto é sério!

Quando não temos Equilíbrio nem domínio Próprio estamos com nossas defesas quebradas e somos presas e alvos fáceis para o inimigo nos roubar…


Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. ( Provérbios 25:28).


  • O Equilíbrio deve ser buscado intencionalmente.

  • Deve se esforçar para isso.


O vento assopra onde quer, e ouves a voz dele, mas não tens conhecido de onde ele vem, nem para onde ele vai; assim é todo aquele tendo sido nascido proveniente- de- dentro- do Espírito."João 3:8


Quem é nascido de Deus, não deve mais fazer sua própria vontade, mas ser guiado pelo Espírito Santo em tudo.

ENQUANTO NÃO ENTREGARMOS TUDO NAS MÃO DE DEUS, VAMOS SEMPRE TRANSITAR NA CONTRAMÃO DA VONTADE DE DEUS E PODEREMOS TER MUITOS ACIDENTES NESSE PERCURSO DA VIDA.


4- VIVA EM EQUILÍBRIO E TENHA PAZ.

A falta de equilíbrio traz inquietação, pânico, confusão, stress, medo e muita ansiedade!


7 Havendo vós lançado sobre Ele toda a vossa ansiedade, “porque Ele cuida por vós.” Sl 55:22 8 Sede sóbrios, vigiai, porque vosso adversário, o Diabo, anda em derredor (como leão rugindo), buscando a quem completamente- devore; 1 Pedro 5:7-8


Veja essas duas mulheres.

Lucas 10:38-42

38) Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.

39) Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

40) Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!"

41) Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas;

42) todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada".


Não acredito que Maria fosse uma folgada, uma fanática e preguiçosa, mas acho que ela estava entendendo A ORDEM DAS COISAS. Pois com certeza ela em outras ocasiões ajudou nas tarefas de casa!


VEJA NOSSA PRIORIDADE MÁXIMO É ESTAR AOS PÉS DE JESUS ( Não necessariamente na igreja, mas em comunhão com Jesus.


O EQUILÍBRIO ACONTECE QUANDO COLOCAMOS DEUS EM PRIMEIRO LUGAR EM NOSSAS VIDAS.


A PARTIR DAI O ESPÍRITO SANTO NOS DAR DOMÍNIO PRÓPRIO.


22) Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

23) mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

24) Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. (Gálatas 5:22-24)


Somente assim, andaremos em Espírito e teremos equilíbrio.


16) Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.

17) Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gálatas 5:16-17)


CONCLUSÃO;

As pessoas perderam o equilíbrio, estão sem direção, estagnadas, procrastinando seu futuro, esperando quem sabe em ninguém, presas aos seus ressentimentos, temperamento, fracassos, tristezas e depressão. MAS QUANDO ENTENDEMOS QUE É POSSÍVEL POR CAUSA DA CRUZ DE CRISTO, VIVER UMA VIDA DE DOMÍNIO – REINANDO EM VIDA.


Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Romanos 5:17


VOCÊ NASCEU PARA REINAR EM VIDA COM CRISTO – NÃO SER DOMINADO. DECIDA HOJE A SE LEVANTAR E MUDAR SUA VIDA COM A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page